• Últimas Notícias

    sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

    Sindiserpum celebra nesta sexta 34 anos de resistência e luta pelos direitos dos servidores públicos municipais de Mossoró

    Em 19 de fevereiro de 1989, o jornal Gazeta do Oeste publicava matéria informando sobre a mudança de categoria da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró para sindicato. Sob o título “ASPMM agora é sindicato”, dizia o texto: “Os servidores públicos do município de Mossoró, vinculados por relações empregatícias aos poderes Executivo e Legislativo, bem como as suas funções e autarquias, que durante muitos anos amargaram a discriminação em relação aos demais trabalhadores do setor privado, no que concerne aos direitos, fiscalização, de greve e outros, decidiram em assembleia geral extraordinária no dia passado, transformar a Associação dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (ASPMM) em sindicato, se beneficiando do direito de passar a sindicato aprovado pela nova constituição federal. A ASPMM, a partir de agora, passa a ser o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM), que tem a princípio a unicidade orgânica e a pluralidade política, como forma mais eficaz de lutar pela autonomia sindical perante o Estado, os empregadores, os partidos políticos e as instituições religiosas para o fortalecimento da sociedade civil e consolidação do Estado de direito democrático. Depois de transformar a ASPMM em sindicato, os servidores elegeram a diretoria provisória, ficando como presidente Lourival de Góis e Secretário José Andrade. A diretoria provisória, conforme determinado em assembleia, ficará até 28 de outubro deste ano, ocasião em que através de eleições diretas será eleita pelo sistema direto. Segundo Lourival de Góis, presidente da nova entidade, a partir de amanhã vai dar encaminhamento de toda a documentação exigida por lei para o registro em definitivo do Sindicato, para que as reivindicações da categoria não sofram solução de continuidade. REIVINDICAÇÕES – Por outro lado Lourival de Góis comenta que as reivindicações enviadas para a Prefeitura Municipal pela Junta Governativa da ASPMM (na época) recebeu resposta positiva da prefeita Rosalba Ciarlini, sendo as principais: Cumprimento da Lei Municipal 284/86 que prevê a promoção para todos os funcionários com dois anos consecutivos na mesma função; pagamento de hora extra com acréscimo de 50 por cento em relação à hora normal. Lourival de Góis disse que a partir de agora será intensificada a luta em defesa da categoria. “Essa é a meta principal de nossa diretoria”, define.”        

    Não estava errado Lourival e como no dizer do saudoso jornalista mossoroense Emery Costa, “lá se vão” 34 anos de muita luta pelos direitos dos servidores públicos municipais de Mossoró. O Sindiserpum, que começava naquele instante tendo como sua base de sócios a categoria dos garis, passaria a aumentar o seu leque de representatividade e se tornaria um dos mais combativos sindicatos do Rio Grande do Norte.

    Na mesma edição, o então presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Natal (Sinsenat) e então secretário da Federação dos Servidores Públicos do Rio Grande do Norte (Fesepurn), Letácio Fonseca do Nascimento, que acompanhou o processo de mudança da ASPMM para Sindiserpum, sentenciou: “É um ato histórico na vida do servidor, seguindo o que foi garantido pela nova Constituição. Agora eles passarão a ser reconhecidos como categoria de trabalhador e serão mais forte para reivindicarem seus direitos trabalhistas diante do poder executivo municipal de Mossoró”.
    Não estava errado também Letácio. Não importando quem se assente à cadeira de prefeito de Mossoró, o Sindiserpum tem sido firme em suas cobranças por dignidade e valorização real a todos e todas que fazem girar a vida social da cidade, seja na Educação, na Saúde, no bem-estar social, na segurança, no meio-ambiente ou em qualquer outro setor.

    Desde a sua criação, são 11ª diretorias que, ao seu modo, contribuíram para o engrandecimento do Sindiserpum ao longo dos anos, enfrentando intempéries e perseguições, dia e noite, sem fraquejar nem ferir o princípio maior da missão sindical: o bem-estar da coletividade e dos seus associados. Carregaram a sua bandeira ao longo destas mais de três décadas: Como já dito, Lourival de Góis, com a junta interventora, durante a mudança de categoria da ASPMM para a sindicato.   

    João de Melo (de 1989 a 1993);

    João Andrade de Freitas (de 1996 a 1999);

    Gilberto Rêgo Diógenes (de 1999 a 2005, por duas gestões);

    Humberto Arnaud Mendes (de 2005 a 2008);

    Gilberto Rêgo Diógenes (de 2008 a 2011);

    Marilda Maria de Sousa (de 2011 a 2014);

    Maria Marleide da Cunha Matias (de 2014 a 2021, por duas gestões);

    Eliete Vieira da Silva é a atual presidente do Sindiserpum.

    Reconhecidamente de luta, também tem abraçado as causas que pedem consciência de classe e que afligem à sociedade brasileira. Respeitado por entidades nacionais, tem a sua marca registrada nos anais da Central Única dos Trabalhadores (CUT) com nomes que compõem ou já compuseram a sua diretoria também nos quadros desta instituição de defesa dos direitos dos homens e mulheres do Brasil.

    “É uma grande responsabilidade estar à frente de uma instituição como o Sindiserpum, pelo legado deixado por todos os que o conduziram até aqui e pela sua representatividade junto aos seus associados e pela confiança que depositam em nossas ações. É uma história bonita e merece ser celebrada sempre”, comenta a presidente Eliete Vieira.

    Abaixo, selecionamos um pequeno álbum de memórias, que claro, ilustram apenas alguns momentos dentre tantos marcos já vividos por este sindicato combativo e forte, que tem no seu sócio a ferramenta mais importante e que divide hoje, todos os aplausos por esta trajetória tão vitoriosa.


    "NA PAREDE DA MEMÓRIA..."




















    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró - SINDISERPUM

    Av. Rio Branco, 1642 - Centro, Mossoró - RN, CEP: 59621-144

    sindserpummossoro@gmail.com | (84) 3321-4790