• Últimas Notícias

    quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

    Pressão popular leva Câmara dos Deputados a garantir o Fundeb exclusivo para escolas públicas


    A Câmara dos Deputados manteve nesta quinta-feira (17) o texto original do deputado Felipe Rigoni (PSB-ES) e aprovado por unanimidade pelo Senado Federal na última terça-feira (15) e manteve o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) como um instrumento exclusivo para a manutenção das escolas públicas brasileiras.

    Foi rejeitado ainda por 286 a 163 votos, o destaque do partido NOVO que previa que parte dos recursos do Fundeb deveria financiar escolas ligadas às igrejas, chamadas “confessionais” e também instituições filantrópicas.

    Na votação inicial, o destaque havia sido aprovado, mas após uma grande mobilização nacional de educadores, organizações sociais, sindicais e estudantis, foi derrubada hoje pela maioria dos deputados.

    A professora Marleide Cunha, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró, celebrou: “Foi uma grande vitória da mobilização da sociedade brasileira em defesa da escola pública. Sem essa mobilização dos professores e professoras deste país, dos sindicatos, da CNTE, das instituições envolvidas nesta defesa, os deputados e deputadas teriam aniquilado o ensino público. Essa vitória revela que a sociedade organizada obriga políticos a reverem suas posições equivocadas. Viva a democracia! Viva a escola pública!”

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró - SINDISERPUM

    Av. Rio Branco, 1642 - Centro, Mossoró - RN, CEP: 59621-144

    sindserpummossoro@gmail.com | (84) 3321-4790