• Últimas Notícias

    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

    Sindiserpum, 32 anos: Um breve relato histórico de lutas e conquistas

    O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum) completa nesta quarta-feira (17), trinta e dois anos de sua fundação. Antes Associação, foi coordenado inicialmente por Lourival de Góis, através de uma junta governativa.

    Seu primeiro presidente, João de Melo foi também um dos responsáveis pelo registro do sindicato junto ao Ministério do Trabalho (MT) e pela condução das suas primeiras greves, incluindo dos garis mossoroenses que cobravam salários em dia. Na sua gestão também foi conseguido a concessão do terreno e o início da construção da sede social do Sindiserpum. A quadra poliesportiva do sindicato leva o seu nome numa homenagem pelos seus feitos.

    José de Andrade Freitas foi, respectivamente o segundo e terceiro presidente do Sindiserpum. Sua gestão foi marcada por muitas lutas por salários em dia e pela construção do bar da sede social do sindicato.

    Gilberto Diógenes o sucedeu à frente do Sindiserpum por três mandatos, marcados por muitas lutas e conquistas de direitos para os servidores públicos municipais de Mossoró, como a aprovação do Regime Jurídico Único e o Plano de Cargos, Salários e Remuneração (PCCR) dos profissionais da Educação.

    Gilberto também foi o responsável pela construção do muro da sede social, por iniciar os serviços de edificação da quadra poliesportiva, por um trabalho de modernização na sede administrativa e pela aquisição do primeiro transporte do Sindiserpum.

    Gilberto foi sucedido por Humberto Arnauld, que conduziu a reformulação do PCCR dos professores e também o dos servidores Públicos (a lei nº 003). Seu mandato também contou com lutas significativas, greves e atos públicos, inclusive “calando” a gestão da época durante a abertura do evento Mossoró Cidade Junina. Humberto adquiriu o primeiro carro zero para o sindicato e fez a primeira ampliação na sede social.

    Marilda Maria de Sousa foi a primeira mulher a presidir o Sindiserpum. Seu mandato teve grande embates, como um ato em frente à Câmara Municipal de Mossoró, onde foram colocados cadeados na porta do Legislativo, afim de que vereadores da época não desrespeitassem o PCCR dos professores, que passou também por uma nova reformulação. Com Marilda também, houve por parte do sindicato a primeira campanha publicitária contra vereadores que desrespeitaram os direitos dos servidores em formato de outdoor. Em sua gestão (2011-2014) também foi reformulado o Regime Jurídico Único dos servidores, mantendo-se até os dias atuais.

    Maria Marleide da Cunha Matias está em seu segundo mandato como presidenta do Sindiserpum. Um mandato combativo desde o seu princípio com feitos relevantes, como a ocupação do Palácio da Resistência por sete dias e com atos e greves marcantes.

    Nos últimos anos o sindicato passou por ataques duros, como a retirada do desconto da contribuição sindical consignada dos contra-cheques dos servidores e o título de Persona Non Grata dado à Marleide pela Câmara Municipal de Mossoró.

    Das conquistas do seu mandato, destaque-se a conquista da insalubridade calculada sobre o salário do servidor, que anteriormente era calculado sobre o salário mínimo e o PCCR dos Fiscais Ambientais.

    Devido à retirada do desconto consignado, a atual diretoria também foi responsável pela refiliação de sócios do Sindiserpum.

    Como se vê, estas mais de três décadas reforçam o atual lema do Sindiserpum: “coerência e compromisso na luta”. Elas, as lutas, são uma constante para quem conduziu e conduz os rumos desta entidade na defesa do direito de cada servidor e cada servidora.

    Seria preciso um espaço incalculável para enumerarmos as vitórias, mas também os desafios que ainda temos pela frente. Mas seguiremos firmes, como sempre foi ao longo destes 32 anos. Representando cada homem e cada mulher que ajudou na construção desta história, e também cada trabalhador e trabalhadora que confiaram e confiam no Sindiserpum.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró - SINDISERPUM

    Av. Rio Branco, 1642 - Centro, Mossoró - RN, CEP: 59621-144

    sindserpummossoro@gmail.com | (84) 3321-4790