• Últimas Notícias

    segunda-feira, 19 de agosto de 2019

    Começa a liberação do FGTS dos servidores: uma vitória com a marca da perseverança do Sindiserpum


    Após mais de 17 anos de lutas judiciais, começou nesta segunda-feira (19), a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) dos servidores públicos municipais no processo movido pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum) contra a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM).
    Apesar do reconhecimento da dívida de quem trabalhou no período de 1977 a 1991, neste primeiro momento só estão sendo pagos os valores aos servidores que trabalharam entre de setembro de 1977 a abril de 1986.
    “Agora sim, o FGTS é dos servidores! O Sindiserpum conseguiu! Muitos não acreditavam porque era um sindicato lutando contra a estrutura e o poder da prefeitura de Mossoró. A batalha foi árdua”, comemorou a presidente do Sindiserpum, Marleide Cunha em suas redes sociais.
    Até o próximo dia 30, 1.429 servidores municipais receberão parte do que lhes é de direito. A prefeitura ainda excluiu aproximadamente 500 servidores, mas o Sindiserpum, através de seu advogado, está trabalhando para incluir estes nomes.
    A Caixa Econômica Federal (CEF) está solicitando que os servidores apresentem os seguintes documentos ao procurar a agência: cópias da identidade (RG), CPF, e as folhas da Carteira de Trabalho onde constam a foto e o verso, além da parte onde consta o contrato com a Prefeitura e da página onde consta que o servidor é estatutário.
    A liberação será por ondem alfabética conforme o calendário abaixo elaborado pela CEF e o expediente será ampliado para até as 17h:

    CRONOGRAMA DE LIBERAÇÃO DO FGTS POR ORDEM ALFABÉTICA
    Dia 19 de agosto – letra A
    Dia 20 de agosto – letras B, C, D e E
    Dia 21 de agosto – letra F
    Dia 22 de agosto – letras G, H, I e J
    Dia 23 de agosto – letras K e L

    Dia 26 de agosto – letra M
    (ATÉ MARIA DO CÉU)

    Dia 27 de agosto – continuação letra M
    (DE MARIA DA CONCEIÇÃO ATÉ MARIA DE JESUS)

    Dia 28 agosto – continuação letra M
    (DE MARIA JOSÉ A MOACIR FARIAS)

    Dia 29 de agosto – letras N, O, P e Q
    Dia 30 de agosto – letras S, T, U, V, X e Z


    SOBRE OS DIREITOS ADVOCATÍCIOS


    A juíza Laís Manica, da Terceira Vara do Trabalho de Mossoró, autorizou a retenção de 15% dos valores de todos os contemplados no processo do FGTS para pagamento dos direitos advocatícios. Este percentual já havia sido discutido e aprovado em uma assembleia geral dos servidores.  
    A juíza abriu ainda a possibilidade do advogado cobrar, se achasse necessário, um percentual até maior para servidores que não sejam sócios do sindicato. Sócios do Sindiserpum pagarão o percentual definido inicialmente de 15%.
    Ressalte-se que o processo já perdurava mais de 17 anos e várias foram as tentativas da Prefeitura Municipal de Mossoró de derrubá-lo, impondo inclusive uma derrota ao Sindiserpum, em 2013, retirando o processo de Brasília pra Mossoró  e emperrando na justiça comum.
    Não se teria chegado até esta vitória sem as estratégias e a competência do corpo jurídico do sindicato, representado pelo advogado Lindocastro Nogueira. O Sindiserpum avalia assim que é justo o valor previamente acertado entre os servidores e o advogado e agora validado pela Justiça.

    Publicado em 19 de agosto de 2019. © Assessoria de Comunicação Sindiserpum. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró - SINDISERPUM

    Av. Rio Branco, 1642 - Centro, Mossoró - RN, CEP: 59621-144

    sindserpummossoro@gmail.com | (84) 3321-4790