• Últimas Notícias

    terça-feira, 11 de abril de 2023

    Em greve há 49 dias, professores do município vão à Câmara e colhem assinaturas de apoio à manifesto

    Como parte das ações da greve que já chega aos 49 dias, os professores da rede municipal de ensino de Mossoró foram nesta terça-feira (11) à Câmara Municipal de Mossoró colher assinatura dos vereadores a um manifesto cobrando do Executivo mossoroense propostas concretas que venham a por fim ao movimento paredista.

    A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum), professora Eliete Vieira, foi a responsável pelo trabalho de conscientização dos edis. Alguns, da base de apoio do prefeito Allyson Bezera, lógico, se esquivaram de assinar o documento.

    "Essa é a Casa do Povo, as pessoas que aqui estão precisam assumir um compromisso público com a Educação de Mossoró e mostrar para a população de que lado eles estão neste momento", diz Eliete. 


    Confira quem apoiou o documento dos professores:

    Isaac da Casca

    Francisco Carlos

    Marleide Cunha

    Pablo Aires

    Larissa Rosado

    Carmem Julia

    Omar Nogueira

    Tony Fernandes

    Lawrence Amorim (presidente da CMM)

     

    Não assinaram o manifesto:

    Edson Carlos

    Wignis do Gás

    Francisco Lourenço da Costa Neto, o “Costinha”

    Raério Cabeção

    Ricardo de Dodoca

    Markrute da Maísa

    Genilson Alves

    Naldo Feitosa

    Lamarque Oliveira

    Didi de Arnor

     

    Faltaram à sessão:

    Paulo Igor

    Zé Peixeiro

    Gideon Ismaias

    Lucas das Malhas


    Apesar de ausente à sessão o vereador Paulo Igor já se comprometeu a assinar o documento. 

    Confira o manifesto na íntegra:

    “Ofício nº 18                                                                          Mossoró, 11 de abril de 2023

    À Câmara Municipal de Mossoró

    Ilmo. Srs. Vereadores

    Ilma. Sras. Vereadoras

     

    Assunto: Apoio a greve dos professores e em defesa da educação


    Ilustríssimos vereadores, ilustríssimas vereadoras

    Nós, professores e professoras da rede municipal de ensino de Mossoró, solicitamos a sua assinatura no manifesto de apoio a greve dos professores e em defesa da educação.

    1- A educação é a base do desenvolvimento humano individual e enquanto ser social. É pela educação que dizemos que tipo de ser humano queremos ser e em que tipo de sociedade queremos viver e conviver. A educação é a esperança que traça o caminho de um futuro que se quer viver.

    2- A educação formal se corporifica no trabalho de reflexão-ação dos professores e professoras que apresentam as trilhas do caminho para crianças, jovens e adultos construírem o futuro que desejam viver. Por isso, defender uma continuada política de valorização dos profissionais da educação é condição entrelaçada a busca pela melhoria da qualidade da educação.

    3- Apoiamos e reconhecemos como legítimo o movimento de greve dos professores da rede municipal de ensino de Mossoró

    4- Enquanto membros do Poder Legislativo responsáveis por representar os interesses do povo rumo ao bem viver coletivo, compreendemos que o processo de desvalorização do trabalho docente e de desrespeito à carreira - deflagrado pela negação do reajuste do piso salarial - fere não apenas a qualidade, mas também as condições estruturais e objetivas do trabalho docente na Rede Pública da Educação Municipal.

    5-Movidos pela crença na democracia e pela defesa incondicional da escola pública, laica, gratuita e de qualidade social referenciada, declaramos apoio total e irrestrito aos professores e professoras, por entender que todo e qualquer projeto para a educação deve, necessariamente, ser pautado pela valorização dos profissionais que atuam na construção e na consolidação da Escola, da Educação e da Sociedade. Neste sentido, repudiamos todo e qualquer ato de retaliação, difamação, cerceamento da liberdade de expressão e criminalização dirigido aos profissionais que livremente aderiram ao movimento de greve.

    6 - Conclamamos às lideranças políticas, ao excelentíssimo prefeito, aos representantes da Secretaria Municipal da Educação, que sejam sensíveis aos prejuízos que esta greve representa para a sociedade mossoroense, especialmente para os alunos, professores, servidores e beneficiários das escolas públicas municipais, que encaminhem, com urgência, uma proposta de reajuste do piso salarial, condição sine qua non para se encontrar um caminho para o fim movimento de greve dos professores da rede municipal”.

    ___________ 

    Publicado em 11 de abril de 2023 © by assessoria de comunicação do Sindiserpum. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró - SINDISERPUM

    Av. Rio Branco, 1642 - Centro, Mossoró - RN, CEP: 59621-144

    sindserpummossoro@gmail.com | (84) 3321-4790