• Últimas Notícias

    segunda-feira, 22 de agosto de 2022

    Agosto Lilás marca os 16 anos da Lei Maria da Penha e reforça a luta contra a violência contra a mulher

    No início deste mês de agosto, a Lei Maria da Penha (nº 11.340/06), que visa encontrar mecanismos de enfrentamento e prevenção a violência doméstica e familiar contra a mulher, completou 16 anos. Devido à data, campanhas de conscientização marcam o mês, agora denominado de “agosto lilás”.

    Atos de violência física e qualquer ação que ofenda a integridade ou a saúde do corpo da mulher, como bater ou espancar; empurrar, atirar objetos, sacudir, chutar, apertar, queimar, cortar ou ferir são passíveis de prisão.

    Violações sexuais que force a mulher a fazer, manter ou presenciar ato sexual sem que ela queira, por meio do uso da força, ameaça ou constrangimento físico ou moral, como obrigar a fazer sexo com outras pessoas, forçar a ver imagens pornográficas, induzir ou obrigar ao aborto, o matrimônio ou a prostituição também são crimes que devem ser denunciados aos órgãos competentes.

    Segundo dados da plataforma Proteger, um contador de medidas protetivas disponibilizado no site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, em março deste ano o Estado já tinha registrado 2.745 medidas protetivas a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar nos últimos doze meses. Somente em agosto e novembro do ano passado foram registradas 602 medidas protetivas, contabilizando mais de dez casos por dia.

    Em Mossoró, vários canais de atendimento estão disponíveis para vítimas de violência contra a mulher:

    Da Guarda Municipal, pelos números 153 ou pelo WhatsApp (84) 98631-7000 e da Delegacia da Mulher, através dos números: 190, 3316-9987 e 3315-3536.

    O Sindiserpum se junta a toda e qualquer ação que venha a contribuir para a diminuição nos índices de violências contra a mulher e reforça o chamamento: Não se cale, denuncie, por você e por todas as mulheres!


    SINDISERPUM

    Conselho de Defesa das Mulheres

    Adriana Carla (Conselheira).

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró - SINDISERPUM

    Av. Rio Branco, 1642 - Centro, Mossoró - RN, CEP: 59621-144

    sindserpummossoro@gmail.com | (84) 3321-4790