• Últimas Notícias

    quinta-feira, 13 de junho de 2019

    Sindiserpum e Secretaria de Saúde discutem pauta de reivindicação da categoria


    Em audiência realizada em 11/06/19, a Secretária de Saúde, Saudade Azevedo, reuniu os coordenadores da Atenção Básica e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) para discutirem a pauta de reivindicação apresentada pelo Sindiserpum. A pauta foi construída coletivamente pelos diversos profissionais da saúde participantes da assembleia realizada em 04/06/19. A audiência debateu as condições de trabalho e a necessidade de valorização dos profissionais da saúde, que passa inevitavelmente pela reformulação do PCCR. Apontaremos algumas respostas sobre as reivindicações:

    1 - A Secretaria de Saúde vai publicar uma comissão formada por 3 representantes do Sindiserpum e 3 representantes da Prefeitura  para comporem a comissão de reformulação do Plano de Carreira.

    2 - O fardamento dos ACS/ACE e os protetores solares serão entregues no final deste mês de junho de 2019.

    3 - As máscaras, óculos e luvas para os ACE, reivindicada pelo sindicato como EPI, ainda não tem, porém a Secretaria vai fazer um estudo de preço.

    3 - A Secretária diz que está vendo a forma de mudança na operacionalização com os tablets dos ACS para possibilitar que todos tenham o equipamento e possam trabalhar com o E-SUS AB Território.

    4 - Sobre a reivindicação do Sindiserpum para criar um incentivo para estimular a melhoria da qualidade do trabalho do ACE, se comprometeu em estudar a possibilidade do PQAVS ou outra forma. Vamos debater posteriormente esse ponto.

    5 - O Sindiserpum cobrou a realização de concurso público para todos os cargos e a resposta da secretária foi que já tem autorização para fazer o levantamento da demanda/necessidade. Vamos acompanhar.

    6 - Segurança: A Secretaria está em processo para contratar uma empresa terceirizada para serviços de mão de obra (cozinheira, ASG, porteiro). Haverá a contratação de porteiros para algumas áreas mais críticas: UPAS, PAM, São Camilo, por exemplo. É preciso destacar que o Sindiserpum não concorda com a contratação de empresas terceirizadas, mas sim defende concurso público.

    É fundamental que a categoria da saúde compreenda a importância da luta pelo plano de carreira, pois é ele que determina percentuais de  progressões na carreira, incorporação de gratificações, jornada especial de trabalho para as unidades 24h, etc.
    A reformulação do Plano de Carreira deve ser a luta central de todos os profissionais da saúde que almejam a valorização. Vamos dar o primeiro passo  com a publicação da comissão, e depois dele teremos ainda um longo caminho rumo a uma Lei que realmente promova a valorização da carreira na saúde. Vamos precisar de todo mundo nessa luta.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró - SINDISERPUM

    Av. Rio Branco, 1642 - Centro, Mossoró - RN, CEP: 59621-144

    sindserpummossoro@gmail.com | (84) 3321-4790