• Últimas Notícias

    quarta-feira, 17 de abril de 2019

    A democracia venceu a tirania: o diálogo solucionou o conflito


    Teve fim na manhã quarta-feira (17), a maior greve de professores da história de Mossoró. Após 39 dias de greve e do envio de nove ofícios pedindo a abertura de diálogo, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum) trouxe para a mesa de negociação os representantes da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM).
    Na audiência realizada com a intermediação do Ministério Público (MP) nesta terça-feira (16) o sindicato conseguiu, enfim, com que fosse ouvida a voz dos professores e negociada a pauta de reivindicação. Um Termo de Acordo foi construído na audiência listando os compromissos que o município deverá cumprir.

    O QUE A GREVE CONSEGUIU?
    * O reconhecimento do município de que o reajuste de 4,17% referente ao Piso Nacional é legal e que serão discutidos os caminhos para a implementação dos 0,42% que foi subtraído desse direito dos professores, ou seja, o sindicato irá continuar lutando pelo cumprimento desse direito na via administrativa;
    * A publicação e pagamento das mudanças de classes atrasadas desde 2017, seguindo a ordem cronológica dos requerimentos;
    * O pagamento do Prêmio 14º Salário que deveria ter sido efetuado em 2017;
    * A publicação das escolas e UEIs contempladas com o Prêmio 14º Salário que deveria ter sido publicada em 2018;
    * A Comissão da gestão democrática está em processo de organização de cronograma;
    * O reconhecimento da sociedade de que uma gestão pública tem que dialogar para resolver conflitos;
    *O canal de negociação está aberto com nova reunião agendada.    

    “Foi uma vitória da democracia contra a tirania, do diálogo contra a arbitratiedade.” Avaliou a presidente do Sindiserpum, Marleide Cunha. “O fim da greve é uma trégua à Prefeitura para continuarmos a dialogar. Os professores fizeram-se respeitar”, complementou.
    A greve dos professores de Mossoró começou no dia 08 de março e envolveu a população, que se solidarizou com o movimento e expôs vários problemas da Educação, além dos já cobrados pelo Sindiserpum na pauta de reivindicações. Na assembleia ficou definido que os professores retornarão às aulas na próxima segunda-feira (22) e, conforme acordado, farão um calendário de reposição das aulas a ser apresentado à Secretaria de Educação.

    VEJA ABAIXO DOCUMENTO PROTOCOLADO JUNTO AO MINISTÉRIO PÚBLICO

    Publicado em 17 de abril de 2019. © Assessoria de Comunicação Sindiserpum.    

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró - SINDISERPUM

    Av. Rio Branco, 1642 - Centro, Mossoró - RN, CEP: 59621-144

    sindserpummossoro@gmail.com | (84) 3321-4790